terça-feira, 20 de novembro de 2012

João ou Maria?




Pais ansiosos podem através da sexagem fetal descobrir o sexo do bebê já na oitava semana de gestação.O exame nada invasivo é feito pela amostra de sangue da mãe, não é necessário jejum e nenhuma preparação. Só uma picadinha no braço.

Y. Dennis Lo, um cientista chinês, foi quem descobriu que no plasma materno existia DNA do feto. A partir daí, José Eduardo Levi, do Banco de Sangue do Hospital Sírio Líbanês, desenvolveu um teste que identificava fragmentos do cromossomo Y no sangue materno.

Quer entender melhor?

O que diferencia homens e mulheres são os cromossomos sexuais.As mulheres têm dois cromossomos X, já os homens, um cromossomo X e um Y. Logo, o que determina o sexo é a presença do cromossomo Y.

Na sexagem fetal, portanto, busca-se o cromossomo Y no DNA da gestante. Caso seja detectado, o feto é do sexo masculino, caso não seja encontrado, o feto é do sexo feminino.

Para gêmeos idênticos, o resultado é válido para ambos os bebês. Já para os gêmeos fraternos,  a presença  de DNA masculino significa que ao menos um dos gêmeos é menino. Porém, se for detectada a ausência do cromossomo Y, o resultado indicará que gravidez é de duas meninas.

Onde fazer?
O exame pode ser feito em hospitais e laboratórios, e  garante 99 por cento de acerto. O procedimento não oferece risco, custa em média 500 reais e o resultado fica pronto em aproximadamente cinco dias úteis.

Um comentário:

  1. OLá Marcia, tudo bem? Sou repórter do site Bebê, da Editora Abril. Me indicaram seu blog e achei uma graça! Tenho uma proposta:No Bebê, lançamos um blog novo chamado Confessionário (http://bebe.abril.com.br/blogs/confessionario/), que tem como objetivo reunir confissões de mãe – e fazer um contraponto a essa idealização que se faz da maternidade. A ideia é incentivar a mulherada a se abrir, trocar experiências, falar de dificuldades…Gostaria de saber se você topa escrever suas confissões para o Confessionário.O blog é um sucesso e tenho certeza que as leitoras do Bebê vão adorar ler um depoimento seu. E vou divulgar seu blog no post, com hiperlink.O que acha? Caso aceite, me contate no e-mail: bruna.stuppiello_clb@abril.com.br ou no brunastuppiello@gmail.com .
    Obrigada.
    Abraços.
    Bruna Stuppiello.
    (11) 3037-4094
    (11) 96319-9904

    ResponderExcluir