quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O enjoo na gravidez


A maioria das mulheres sente enjoo na gravidez. O sintoma aparece entre a quinta e 18° semana de gestação e afeta as futuras mamães de forma diferente.

Muitas são as teorias em volta desse assunto, mas a ciência não determina ao certo, porque os enjoos acometem algumas grávidas e outras não.

Sabe-se, no entanto, que a progesterona desacelera os movimentos gastrointestinais. A comida acaba permanecendo no estômago por mais tempo e demora para chegar ao intestino, provocando os enjoos.

O hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) também pode estar ligado ao sintoma. Na gestação de gêmeos,por exemplo, os níveis de hCG são bem altos, e geralmente, as grávidas sofrem mais com as náuseas.

Receitas caseiras para controlar o problema podem ser perigosas. É preferível que a gestante consulte o obstetra antes de resolver essa questão sozinha. Nos casos de enjoos mais intensos o médico pode receitar um medicamento para amenizar o sintoma.

Dicas simples  

-Comer um biscoito de água e sal ao levantar da cama pode ajudar. Fazer pequenas refeições de três em três horas também.

-As grávidas têm a digestão mais lenta, por isso é melhor evitar alimentos gordurosos, condimentados e de difícil digestão.

-O café, além de piorar o enjoo, aumenta a frequência cardíaca da mãe e do bebê. É melhor evitá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário