domingo, 17 de fevereiro de 2013

Trabalho de parto, reconheça os sinais

É comum que a maioria das grávidas tenha dúvidas e inseguranças sobre o trabalho de parto, mas vale lembrar que a hora H não acontece repentinamente. Alguns dias, até semanas antes do nascimento do bebê, o corpo da gestante já vai dando sinais de que o parto está se aproximando.

Crédito: Ibreakplates.com
A partir do sétimo mês as  falsas contrações, conhecidas como contrações de Braxton Hicks, já começam a ser sentidas. Indolores e irregulares, elas só se intensificam na última quinzena da gestação, e não passam de quatro contrações por hora.

O encaixe do bebê também é um sinal de que o nascimento se aproxima. A barriga fica mais baixa, porque o bebê está encaixado na região pélvica.


Outro sinal importante a ser 
observado pela gestante é a saída do tampão mucoso que cobre e protege o colo do útero. Ele tem o  aspecto de um corrimento e pode conter um pouco de sangue.


Se em algum momento a bolsa se romper o médico deverá ser acionado imediatamente. Geralmente as contrações já começam assim que a bolsa se rompe. Caso isso não aconteça, as contrações serão induzidas por meio de medicamentos. Se o procedimento não der resultado, a grávida deverá fazer uma cesariana, já que agora, o bebê, sem a proteção da bolsa, ficará mais exposto à infecções.

Na reta final
Em geral, as grávidas entram em trabalho de parto entre  a 37° e a 42° semana de gestação. Mães de primeira viagem podem levar mais de 12 horas para ter o bebê, já as mais experientes levam a metade do tempo.

As contrações do parto têm intervalos regulares e cada vez mais curtos, e pioram com o passar das horas.


A mãe deve se dirigir ao hospital quando as contrações regulares acontecerem com intervalos de cinco a dez minutos. Com o passar das horas, elas passarão a ter 
intervalos de dois a três minutos.  Nesse estágio a dilatação do colo do útero atinge cerca de 10 centímetros e as contrações ficam cada vez mais intensas, porém com intervalos mais longos, de cinco em cinco minutos. 

A partir daí, a chegada do bebê é só uma questão de tempo, pouco tempo. 

Bom para a mamãe e pro bebê
Para a segurança da mamãe e do bebê, qualquer sintoma anormal durante a gravidez deve ser informado ao obstetra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário